sábado, 27 de fevereiro de 2010

O Brasil e as conquistas da democracia

A prisão de José Roberto Arruda do DEM de Brasília, sem dúvida é uma grande vitória da democracia brasileira, uma avanço sem precedentes, significa o amadurecimento das instituições públicas nesse país, e o mais importante, o entendimento das funções do equipamento público e sua não privatizações, como era a vinte anos atrás.
José Roberto Arruda entendia que sendo governador poderia ser dono, fazer o que bem entendesse, no entanto hoje as instituições brasileiras entendem dentro da democracia que o estado pertence a todos de maneira pública e limpa, e o uso em benefício próprio é crime, pois este sempre está cheios de atos escusos.
O poder constituído tinha por si uma autonomia de controle de todas as ações do estado, então o seu poderio de manipulação das verbas publicas e distribuição de favores sempre foi descabido.
Com a chegada da lei de responsabilidade fiscal e o entendimento do governo Lula de que as instituições publicas são de fato para o bem público, e que os mecanismos de controle do estado atuarão de maneira austera, trouxe para os brasileiros o beneficio de saber com mais detalhes do uso da máquina, o status de ser governante a partir de agora será uma ato de exercer plenamente democracia e não ao seu bel prazer, como ser governador do DF para o Sr. José Roberto Arruda era está acima do próprio estado, e das leis e quem sabe até de si mesmo, pois este senhor não pensou como cidadão que é e está submetido há uma série de regras.
José Roberto usou o seu governo como se fosse um coronel do antigo semi-árido, o Brasil está evoluindo e crescendo, ao contrário da história desse Sr. já não bastaram o painel do ACM, onde ele teve que renunciar o seu mandato de senador para não ser cassado.
E isso não bastou para o DEM? Se os Democratas não perceberam que a democracia brasileira não tem mais espaço para esse tipo de gente, e defende com unhas dentes o moralismo, deveria olhar para dentro de seus membros.
O Brasil está no caminho da democracia com o fortalecimento das instituições, e a abertura para todos, todo esse processo passa pela maior abertura das universidades publicas, entre outras coisas, o caminho será longo e certamente vitorioso.